Inicialmente gostaríamos de esclarecer que esse artigo não pretender ser um guia de implementação de programas de inovação e nem abordar exaustivamente o tema. Programas de inovação demandam que o tema esteja no planejamento estratégico da empresa, que sejam realizados os investimentos e alocação de recursos necessários, bem como a geração de uma cultura criativa e inovadora.
O mais importante a ser pensado é: Inovar para quê?
Parece uma pergunta boba, porém a palavra inovação tem aparecido em praticamente todos os discursos de negócios na atualidade. Praticamente todas as empresas se dizem inovadoras. Para o filósofo Luiz Felipe Pondé em entrevista para a TV Cultura, há um certo “fetiche” sobre tecnologia e inovação. Ele diz que a palavra inovação anda meio “brega”.
De fato, a palavra inovação tem sido utilizada de forma muito superficial e com uma conotação marqueteira. Inovar não é um jargão é uma cultura.
A base da necessidade de inovação vem do fato de que vivemos em uma sociedade que busca por melhores produtos e serviços e por outro lado as empresas buscam por otimizarem seus lucros e perseverarem no mercado.
Existem basicamente 3 forças que dirigem a inovação, são elas:
- Intensificação da competição (sobrevivência da empresa)
- Mudanças de necessidades nos clientes (desafios da humanidade)
- Avanços tecnológicos
Estratégia inicial
A primeira coisa a ser pensada em um programa de inovação é na estratégia da empresa. Qual seu propósito, seus valores e seus objetivos. Um programa de inovação tem que gerar produtos ou serviços que levem a empresa a cumprir seus objetivos.
Uma vez que a empresa entenda seu propósito e objetivo, então pode iniciar a sua jornada para ser uma empresa realmente inovadora.
A estrutura de um programa de inovação contém alguns pilares fundamentais, tais como:
- Formalização do processo de gestão de ideias e inovação
- Estabelecimento da estratégia de inovação
- Criar uma organização
- Implementar um ciclo composto por criar, selecionar e implementar
Em seguida, a empresa deve avaliar as relações entre os paradoxos da inovação ou seja:
- Como gerenciar as incertezas e minimizar os riscos?
- Como lidar com o equilíbrio entre criação x capacidades x implementação.
- Como obter benefícios da colaboração. A empresa deve trabalhar sozinha ou gerar um ecossistema inovador?
- Estabelecer parceiros (clientes, fornecedores, competidores, etc)
- Criar mentalidade Ganha-Ganha
- Observar o efeito de Rede Direta
- Alguns grupos de atores
- Quanto mais usuários, maior o valor para outros usuários
- Complementadores
- Base Instalada
- Observar o Efeito de Rede Indireta
- Núcleo em Produto – Produtos complementares
- Novos entrantes
- Como lidar com os consensos e divergências?
Espaço de Inovação
Em seguida, a empresa deve observar o espaço da inovação. Por espaço de inovação pode se classificar em:
- Local
- Analisar onde isso ocorre
- Classificar a inovação segundo: Produto, Processo, Serviços e Modelo de negócios
- Entender o grau da inovação
- Incremental
- Radical (disruptiva)
- Entender o nível
- Modular
- Arquitetural
Gestão de Ideias
Definidas essas estruturas iniciais a empresa pode partir para um processo de gestão de ideias propriamente dito contendo:
- A criação de um processo de estímulo a Criatividade
- Trazer novas ideias é o primeiro passo para a inovação
- Novidade (originalidade, fluência, flexibilidade)
- Utilidade (Valor e factibilidade)
- Processo criativo
- Divergências criam novas escolhas
- Convergências faz e combina escolhas
- Aplicação de Brainstorming
- Bloqueios de produção – como não fazer um brainstorming
- Interrupções
- Sem foco
- Apreensão sobre a avaliação
- Técnica de grupo nominal
- Introdução e explicação
- Geração silenciosa de ideias
- Compartilhando ideias
- Discussão em grupo
- Votação e classificação
- Bloqueios de produção – como não fazer um brainstorming
- Aplicação de métodos como o design thinking
- Abordagem para inovar e resolver problemas
- Os 4 estágios
- Coleta de insights (Ouvir, Observar, Entender);
- Definir o desafio (problemas, Sínteses, etc)
- Geração de ideias
- Prototipação de soluções (construir e prototipar)
- Aprendizado pela experiência
- Centrado no cliente
- Experimental e interativo
- Falhas rápidas soluções rápidas
- Interdisciplinaridade
Seleção de ideias
- Por que você precisa de um processo de seleção de ideias?
- Quando as ideias dos funcionários caem em ouvidos surdos
- Sua motivação diminui
- Geram menos ideias
- Quando as ideias dos funcionários caem em ouvidos surdos
- O que ocorre quando a tomada de decisão é lenta?
- Riscos de perder a janela de oportunidade
- Gerar uma pressão para compensar o tempo perdido causa maiores custos e frustrações
- Não explorar ideias radicais:
- Leva a baixa lucratividade
- Perdas de oportunidade de ganhar participação de mercado
- Selecionar muitos projetos causa:
- Falta de atenção da gestão
- Falta de recursos para implementar todos os Gargalos
- Não matar projetos ruins no início das causas:
- Perder tempo e dinheiro
- O custo de oportunidade de não alocar recursos para bons projetos.
Basicamente os princípios essenciais para a seleção de ideias estão relacionados a validação estratégica da ideia alinhada a necessidade da empresa, bem como gerar um portfólio balanceado contendo sua nota, risco e tempo estimado. É importante que o processo de aprovação de ideias seja transparente com clareza do porquê aprovar ou não.
Implementação de projetos
Uma vez que uma ideia se torna um projeto, a empresa deve alocar os recursos humanos e de capital para que o projeto possa ser implementado. Hoje em dia pode-se utilizar os métodos ágeis para executar o gerenciamento. Pensar sempre em melhor ter um mínimo produto viável (MVP) do que esperar um longo ciclo para executar uma entrega inovadora.
Avaliação de Resultados
Diz um velho ditado que é impossível melhorar algo ao qual não se consegue medir. Um bom programa de inovação prevê a geração de painéis gerenciais capazes de avaliar todo o ciclo de vida de uma ideia até se tornar um novo produto, processo ou um novo modelo de negócio. Deve ser capaz de gerar indicadores que apontem para o desempenho da empresa em seu programa. A utilização de técnicas de PDCA (Plan – Do – Check – Act) são largamente utilizadas. Atualmente, há um sortido mercado de software de dashboards gráficos para análise de desempenho podem gerar um painel centralizado de gestão.
Premie seus colaboradores e gere um ciclo de criatividade.
Agora é mãos à obra.